Postagem em destaque

MEU REFÚGIO NERD - ATUALIZAÇÃO DE LINKS DO PROJETO

Olá! Fizemos um pequeno ajuste no projeto e precisamos atualizar todos os links do projeto. Não se preocupem. Nenhum conteúdo será movido ou...

quinta-feira, 17 de maio de 2018

20 anos em 2?! Você acredita nisso? Informe-se mais. Não seja enganado! | Meu Refúgio Nerd

Boa noite.
 
Nessa quinta-feira saiu uma pesquisa feita pelo IBGE que aponta que pelo menos 3,035 milhões de brasileiros estão procurando emprego há pelo menos 2 (dois) anos e que isso representa 22% da massa de desempregados no Brasil, que está em assombrosos 13,7 milhões de cidadãos no total.

O número de pessoas que desistiram de procurar emprego e se tornaram desalentadas quase que triplicou nos últimos 4 anos e é um recorde, o maior da série histórica iniciada em 2012:4,6 milhões de cidadãos desalentados.
 
Estamos falando de números atuais. Do governo atual.
Não falamos também de número de cortes de vagas formais e demissões utilizando a nova legislação trabalhista que, entre outras coisas, abre brecha para desobrigar as empresas a pagar 100% da multa devida por elas por rescisão(quando o trabalhador, em acordo, recebe apenas 50%. Antes era crime) e que essa rescisão passe por homologação no sindicato(uma forma de fiscalizar se as empresas estão pagando o que devem no ato da demissão), mudanças que tornaram a situação dos trabalhadores mais vulnerável, etc...
É estranho que em um teórico Estado Democrático de Direito muitas coisas sendo impostas por lei sem discussão com a sociedade civil organizada. Sem ouvir as pessoas ditas representadas e prejudicando as pessoas mais vulneráveis socialmente.
Isso tem impacto sobre o Brasil no exterior como mostra a matéria abaixo. O Brasil está extremamente desmoralizado perante seus pares lá fora.
 -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Aliás, fiquem de olho porque estão querendo alterar a regulação de transgênicos(remoção da informação do triângulo com T), dos agrotóxicos e também tem um projeto de lei que já foi aprovado no senado e que está parado na câmara sobre a proibição do uso de franquia na internet fixa. Bom lembrar, que pelo entendimento da lei mesmo da franquia de dados móvel era proibida, com várias derrotas e vitórias na justiça de ambos os lados até que a Anatel regulamentou e  tornou legal algo ilegal(limitar drasticamente a internet móvel por meio franquia, com cortes e tudo mais). Nossa lei atual do Marco Civil da Internet é bem clara e não deveriam estar acontecendo esses abusos. Atualmente, sobre a franquia da internet fixa a Anatel proibiu até que terminasse de fazer uma tal consulta pública. A decisão sairia esse mês ou mês passado, porém foi adiada por mais 6 meses. Ou seja, ao mesmo tempo, tem um projeto de lei tramitando e a própria Anatel podendo emitir nova regulamentação que pode novamente prejudicar o cidadão.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Antes de mais nada, não estamos do lado de A ou de  B(se é que hoje em dia pode-se falar em lado com tanta gente sendo investigada, denunciada e presa...de todos os lados...). Apenas trazendo informação.
Também política não é foco do nosso blog. São números absolutamente estarrecedores que devem ter eco no restante da sociedade. São pessoas. São pessoas sendo esquecidas. Lembre-se de disso ao ler esses números.

Fontes: JB, G1 e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística(IBGE)

Mais lidas: