Postagem em destaque

MEU REFÚGIO NERD - ATUALIZAÇÃO DE LINKS DO PROJETO

OlĂĄ! Fizemos um pequeno ajuste no projeto e precisamos atualizar todos os links do projeto. NĂŁo se preocupem. Nenhum conteĂșdo serĂĄ movido ou...

sexta-feira, 19 de novembro de 2021

30 ANOS DE STREET FIGHTER II | MEU REFÚGIO NERD

 30 ANOS DE STREET FIGHTER II

STREET FIGHTER II completa 30 anos. Parece que foi ontem. Parece que foi ontem que havia muitos fliperamas e que eles viviam abarrotados por causa de uma certa cabine de arcade. AliĂĄs vocĂȘ jĂĄ viu uma fichinha de fliperama?
Foi definitivamente um marco na histĂłria dos jogos de luta.
Que tal umas curiosidades sobre o jogo?

NOMES IMPORTAM

Quando chegou a hora de lançar Street Fighter II no ocidente esbarraram em uma situação inusitada. Um dos personagens era inspirado no Mike Tyson. Era justamente o boxeador no jogo e tinha nome de “Mike Bison”. O receio era de enfrentar açÔes na justiça por causa disso. Solução? Trocar os nomes dos personagens. NĂŁo, nĂŁo inventaram um nome novo.
Fizeram questão de manter os nomes dos chefÔes do jogo. Ficou assim:

SAGAT manteve seu nome tanto na versão original japonesa quanto nas versÔes ocidentais

 BALROG passou a ser chamado de VEGA nas versĂ”es ocidentais


 VEGA passou a ser chamado de M. BISON nas versĂ”es ocidentais


E o MIKE BISON PASSOU A SER CHAMADO DE BALROG

A imagem abaixo ajuda a ilustrar isso:


MUITAS VERSÕES DE STREET FIGHTER 2

Foi um grande estrondo quando saiu o jogo nos arcardes. Foi tĂŁo grande que ofuscou a versĂŁo inaugural do jogo(falaremos mais sobre Street Fighter mais na frente). Logo saĂ­ram versĂ”es com pequenas mudanças ao longo dos anos 1990 e que tambĂ©m foram adaptadas para os consoles. Afinal, quais sĂŁo as versĂ”es “canĂŽnicas” de Street Fighter II?

STREET FIGHTER II: THE WORLD WARRIOR

 

Em fevereiro de 1991 foi lançado o STREET FIGHTER II: THE WORLD WARRIOR e trazia “apenas” 8 lutadores jogĂĄveis: Ryu, Ken, E.Honda, Chun-Li, Dhalsim, Zangief, Guile e Blanka, conforme ilustração abaixo:

 

STREET FIGHTER II: CHAMPION EDITION


 Em 1992 foi lançada a versĂŁo STREET FIGHTER II: CHAMPION EDITION. Com ela, alĂ©m dos 8 personagens jĂĄ mencionados foram acrescentados os 4 chefĂ”es do jogo. No Mega Drive/Genesis foi lançado com os nomes de STREET FIGHTER II’: SPECIAL CHAMPION EDITION e STREET FIGHTER II’ PLUS: CHAMPION EDITION no JapĂŁo.

 

STREET FIGHTER II TURBO: HYPER FIGHTING

 

 

Ainda em 1992 foi lançada a versão STREET FIGHTER II TURBO: HYPER FIGHTING, que inclui seleção de velocidade e novos golpes para os personagens. Foi lançado para Mega Drive/Genesis e SNES, havendo enorme vantagem para o Mega Drive/Genesis com muito mais estrelas de aceleração do jogo.

 

SUPER STREET FIGHTER II: THE NEW CHALLENGERS

 

Finalmente chegamos ao grandioso lançamento de SUPER STREET FIGHTER II: THE NEW CHALLENGERS em 1993. Acrescenta mais 4 novos personagens e cenårios ao jogo. Além de uma mudança nas artes de vårias telas do jogo e também as cores dos personagens, uma cor diferente para cada botão. Foi o primeiro jogo da CAPCOM a utilizar a igualmente lendåria placa CPS-2.
Eis os newcomers:Thunder Hawk, Fei long, Cammy, Dee Jay.
A versĂŁo de Mega Drive/Genesis recebeu um mega cartucho de 40MB!


 

SUPER STREET FIGHTER II TURBO

 

Em 1994 finalmente chegamos ao SUPER STREET FIGHTER II TURBO. AlĂ©m de todas as mudanças que vimos na versĂŁo anterior, tambĂ©m utilizando a placa CPS-2, trouxe um personagem misterioso chamado Akuma. TambĂ©m trouxe mudanças na forma de jogar, com novos combos (super combos) e combos aĂ©reos. Passou a haver uma barra que vocĂȘ deve acumular para usar esses movimentos especiais novos. Essa versĂŁo Ă© um adeus oficial Ă  geração Genesis/Mega Drive/SNES, que dominou a cena durante boa parte dos anos 1990.
Desse ponto em diante a franquia passou a ser lançada para 3DO, SEGA Saturn e Playstation,etc…
Ainda em console dos anos 1990 saiu tambĂ©m para Dreamcast (Super Street Fighter II X for Matching Service).


 

DA CONFUSÃO SURGE A OBRA PRIMA

Nem todo mundo sabe, mas a produção de Street Fighter II foi bem conturbada. Bem problemåtica mesmo.
Começa que a equipe que desenvolveu o Street Fighter original nĂŁo foi mantida. Pois Ă©…vĂĄrios dos desenvolvedores originais de Street Fighter foram parar sabe onde? Na SNK.
Com isso, a equipe que criou Street Fighter II foi uma equipe totalmente diferente. O resultado também foi um jogo totalmente diferente e revolucionårio.

STREET FIGHTER II COM CONTROLE DE 3 BOTÕES?

Quem pegou essa época deve se lembrar que os controles dos primeiros consoles caseiros foram concebidos com poucos botÔes. Mesmo saindo do 8-bits para os 16-bits, a SEGA lançou o Mega Drive/Genesis com apenas 3 botÔes, o direcional e um botão start. Mais tarde, foi lançado um ótimo controle de 6 botÔes para o console. Mas como faziam os jogadores que ainda tinham apenas o controle de 3 botÔes? Ficaram de fora? Não conseguiram jogar Street Fighter II? Sim! Conseguiram! A solução que encontraram foi usar o botão iniciar/start como botão para chavear entre os 3 de soco e os 3 de chute. Haja coordenação motora para jogar SF II com o controle clåssico deste console. Mesmo assim, vale a pena o desafio.


 

FINALIZANDO

Não då para passar pelos jogos de luta sem conhecer SF II. Ele definiu o que seria usado depois por todos os jogos de luta que vieram depois. Tem todos os ingredientes para desafiar o jogador e também para que haja disputas épicas entre os jogadores. Houve também campeonatos mundiais e filas para bater jogadores fora de série nessa época. Depois isso foi parar nos consoles caseiros com bastante jogatina. Legal que algumas versÔes revitalizaram os clåssicos dando a chance de disputas online.

Logicamente que temos muita histĂłria para contar sobre esse jogo. Mas vamos terminando por aqui.

Gostou desse artigo?

Segue a gente nas redes sociais e fique por dentro de tudo que rola:

APOIE ESTE PROJETO: https://apoia.se/meurefugionerd
INSCREVA-SE: https://www.youtube.com/MeuRefugioNerd?sub_confirmation=1

Segue na TwitchTV e escorrega o prime:
https://www.twitch.tv/meurefugionerd

SEGUE NO INSTAGRAM:
https://www.instagram.com/meurefugionerd/

CURTA A PÁGINA NO FACEBOOK:
https://www.facebook.com/meurefugionerd

SEGUE NO TWITTER:
https://twitter.com/MeuRefugioNerd

CONTRIBUA PARA NOSSO PROJETO ATRAVÉS DO PORTAL APOIA.SE
https://apoia.se/meurefugionerd

HELP US VIA PATREON
https://www.patreon.com/meurefugionerd


Voltar ao inĂ­cio.

Mais lidas: