Postagem em destaque

MEU REFÚGIO NERD - ATUALIZAÇÃO DE LINKS DO PROJETO

Olá! Fizemos um pequeno ajuste no projeto e precisamos atualizar todos os links do projeto. Não se preocupem. Nenhum conteúdo será movido ou...

sexta-feira, 18 de março de 2022

COMO RODAR A VERSÃO 64 BITS DO XMMS EM INSTALAÇÕES MODERNAS DO LINUX | MEU REFÚGIO NERD

 COMO RODAR A VERSÃO 64 BITS DO XMMS EM INSTALAÇÕES MODERNAS DO LINUX

Há um tempo atrás as distribuições Linux tinham muitos programas de qualidade ainda em GTK 1.2. Estamos falando de programas como o Xdialog, Aria, XMMs e muitos outros. Com o tempo esses programas foram migrados para GTK 2, os que sobreviveram mais tempo foram para GTK 3 e os demais

foram perdendo suporte, recebendo forks e sendo descontinuados pelos desenvolvedores.

 

Mais do que Nostalgia

Não é só sobre nostalgia aqui. Estamos falando de programas com muita qualidade.

O XMMS, por exemplo, era completo e tinha suporte para skins de Winamp que era o player de áudio mais popular da época.

 


Só para dar outro exemplo, tinha o gerenciador de downloads Aria. Ele era tão bom que você configurava o navegador para deixar o resto com ele e nem precisava se preocupar. Isso numa época em que muita gente não sabia o que era VDSL e nem sonhava em ter fibra em casa.


Mãos à massa

Ok. Vamos ao que interessa: preparar nosso sistema para a instalação do nosso bravo XMMS. Aqui no nosso caso na versão Bookwork/Sid do Debian. Deve funcionar na maioria dos cenários de distribuições Debian-based como Ubuntu.

Mamão com açúcar, hein!

Vou deixar os links das dependências do do XMMS em 64-bits.

Dependências: 

Antes de começarmos aqui quero lembrar que os links dos repositórios do Debian mudam com o tempo e que alguns vão para links de pacotes arquivados. Então, os links abaixo podem ficar desatualizados. Eu deixei a imagem do Aptitude com as dependências do XMMS. São bem poucas dessa versão que estamos usando do Ubuntu. Eu tinha um backup da versão do Debian e verifiquei que é a mesma(o que muda mesmo são as dependências). Portanto, aqui é legal pesquisar por nome caso lá no futuro os links parem de funcionar. Façam logo o download e o backup desses pacotes...haha! Outra dica é guardar esse o link mais abaixo dos pacotes do Ubuntu do XMMS.

 

Abra um emulador de terminal e digite o seguinte comando: 

sudo apt-get install libice6 libsm6 libx11-6 libxext6 libxi6

-libice6:

https://ftp.de.debian.org/debian/pool/main/libi/libice/libice6_1.0.10-1_amd64.deb

-libsm6:

https://ftp.de.debian.org/debian/pool/main/libs/libsm/libsm6_1.2.3-1_amd64.deb

-libx11-6:

https://ftp.de.debian.org/debian/pool/main/libx/libx11/libx11-6_1.7.2-2+b1_amd64.deb

-libxext6:

https://ftp.de.debian.org/debian/pool/main/libx/libxext/libxext6_1.3.4-1_amd64.deb 

-libxi6:

https://ftp.de.debian.org/debian/pool/main/libx/libxi/libxi6_1.8-1_amd64.deb

*Os pacotes acima já estavam instalados no aqui. Aqui só precisei dos pacotes abaixo.

Pacotes do Ubuntu e o próprio XMMS!

Ao instalar o pacote do XMMS e abrir o gerenciador de pacotes vai notar que as dependências abaixo estão como "não disponíveis" no repositório, pois são muito antigas e já foram retiradas de lá. Aqui não tem jeito. Tem que baixar e instalar manualmente com o nosso tradicional sudo dpkg -i nome do pacote.👇‍

-libglib1.2:

https://old-releases.ubuntu.com/ubuntu/pool/main/g/glib1.2/libglib1.2_1.2.10-17build1_amd64.deb

-libgtk1.2-common:

https://old-releases.ubuntu.com/ubuntu/pool/main/g/gtk+1.2/libgtk1.2-common_1.2.10-18_all.deb

-libgtk1.2:

https://old-releases.ubuntu.com/ubuntu/pool/main/g/gtk+1.2/libgtk1.2_1.2.10-18_amd64.deb

-xmms

https://old-releases.ubuntu.com/ubuntu/pool/main/x/xmms/xmms_1.2.10-1_amd64.deb

E quando dá zika

Só mais umas dicas...

Bom...vai depender de como fez aí. Se você tem certeza do que está fazendo basta rodar sudo dpkg -i --force-all *deb. Desde que estejam apenas os pacotes deste tutorial. Crie uma pasta separada para esses downloads. Entre nela e execute esse comando. De preferência apenas os que não foram encontrados via apt-get.

Se você não utilizou o parâmetro --force-all depois de instalar todas as dependências provavelmente vai precisar rodar ainda um sudo dpkg --configure -a para terminar a instalação. Enfim...mesmo assim rode esse comando por desencargo de consciência. Depois verifique no próprio gerenciador de pacotes, como o Aptitude ou Synaptic para confirmar o estado dos pacotes.

Bônus

As distribuições atuais utilizam majoritariamente o maravilhoso e ao mesmo tempo problemático(dá altas conversas na Mastodon rs) pulseaudio. Então, pode ser que você tenha alguma dificuldade em usar o XMMS mesmo depois de instalado corretamente e já executando a criança.

Vamos lá instale também plugin do pulseaudio para o XMMS. Procure para a sua distribuição o pacote xmms2-plugin-pulse. Apenas baixe o pacote.
Abra com seu gerenciador de arquivos compactados(xarchive,engrampa,etc...).


Agora extraia para sua pasta pessoal do XMMS .xmms/Plugins ou como administrador/root na pasta do XMMS no sistema /usr/lib/xmms/Output. A segunda opção evita ter que colocar em cada usuário.

Você pode instalar o xmms2-plugin-pulse pelo seu gerenciador de pacotes do Debian ou do Ubuntu, mas aviso que ele vai instalar outras dependências que não serão usadas aqui.

Finalizando

O XMMS é mesmo maravilhoso. Muitos sentem saudade desse tempo e de trabalhar com ele rodando. Poderiam trazer de volta. O Aria também.

Enfim...termino com algumas imagens do XMMS rodando aqui.

Gostou desse tutorial?

Segue a gente no YouTube e na Twitch!

https://youtube.com/meurefugionerd?sub_confirmation=1

https://wlo.link/@meurefugionerd
 
Manda um Pix!
https://livepix.gg/meurefugionerd
 
Voltar.

Mais lidas: