Postagem em destaque

MEU REFÚGIO NERD - ATUALIZAÇÃO DE LINKS DO PROJETO

Olá! Fizemos um pequeno ajuste no projeto e precisamos atualizar todos os links do projeto. Não se preocupem. Nenhum conteúdo será movido ou...

segunda-feira, 22 de maio de 2023

Racismo contra o jogador de futebol Vinícius Júnior

   Olá!

   Vou tentar colocar aqui um teste com "pensamento corrido"...o mais fluído possível sem ficar engessando o texto aqui. Não sei se vão entender. Falo de algo que está presente em todo o canto e que está longe de ter sido superado ou vencido: o racismo.

   Vimos nesse final de semana cenas deploráveis de gritos de ódio racista ecoando por um estádio na Espanha e com direito à agressão física à vítima. No final, a organização do evento, através de seu árbitro de futebol tratou de botar a cereja no bolo: punindo mais uma vez a vítima. 

Por onde anda?

   Por toda a parte. Nas escolas, nas universidades, no trabalho, nas lojas, nas filas, nos aeroportos, nos aviões...não só em estádios de futebol...em todo espaço de "colisão social". Recentemente tivemos dois casos chocantes no Brasil de pessoas que passaram por procedimentos vexatórios depois de já terem embarcado no avião. O que elas tinham em comum? Elas eram negras. Se não me engano as duas são ativistas de direitos humanos.

   Vez por outra quando pego ônibus de viagem os policiais em sua revista escolhem pessoas com roupas mais simples e negras. Muitas vezes, "solicitando" que saiam do ônibus para mais averiguação.

Igualdade? Onde?

   Então, alguém pode dizer: "mas minha empresa tem política para contratar negros e mulheres". Veja. No Brasil foi necessário criar lei para que as empresas fizessem o que é ético, o básico. "Ah, mas eu tenho colegas aqui e são bem empregados". Pergunto: recebe a mesma remuneração? Há estudos que apontam uma escadinha de exclusão e preconceito na hora de definir os salários. É mais ou menos assim: homem ganhando mais do que mulher. Homem negro ganhando menos que homem branco e mulheres negras ganhando menos do que todo mundo. Isso com pessoas com equivalente formação acadêmica e profissional. Você acha isso certo?

Errando sem saber

   Existe um conceito bem consolidado de racismo estrutural. Nos EUA chamam de teoria racial ou coisa que o valha. O racismo está tão arraigado que há pessoas que realmente não percebem muitas vezes quando estão ultrapassando limites éticos com relação a esse assunto. Além disso, muitas expressões e palavras acabam perpetuando o tratamento desumano dado aos escravos indígenas e os que foram tomados da África. Sim, aquela palavra que você usa muito pode ter um teor extremamente racista na sua origem. Além de repetições de comportamento nas mídias como TV e Rádio e também de pessoas mais velhas que repetem comportamentos racistas normalizados.

Errando sabendo

   Certo dia uma pessoa idosa fez um escândalo em um supermercado e soltou um "só podia ser xxxx...quando não caga na entrada caga na saída"...já tinha visto isso em algum lugar(é uma frase bem antiga) só não achei que seria possível ver isso ao vivo em pleno séc. XXI. Foi chocante e estranhamente ninguém chamou a polícia.

Mudança na linguagem

   Há não muito tempo atrás Linus Torvalds, criador do Kernel Linux, atendendo à proposta de colaborador do projeto proibiu uso de termos e palavras que remetessem à escravidão e racismo. Palavras como master, slave e blacklist teriam de ser substituída por outras.

   Existem algumas cartilhas que rolam por aí, mostrando que certos termos e expressões não são aceitáveis e carregam significado de profundo racismo e preconceito.

   Alguns professores ensinam origens das palavras e pedem atenção ao escolher palavras para uso no dia a dia para que todos se sintam respeitados.

   Será isso pouco? Será que teremos de criar disciplinas desde a alfabetização para preparar as crianças para lidar com um mundo diverso e plural?

No futebol a coisa pode ser pior

   E no futebol? O que poderia acontecer? Estamos falando de mobilização de massas. De emoção e energia com potencial para violência extrema. Já vimos isso diversas vezes. Isso entre torcidas. Mas e os jogadores que sofrem assédio, agressão e ameaças?

   Li que uma figura conhecida pediu proteção ao Vinícius Jr. e estamos falando de um país tido como desenvolvido. Por que essa preocupação? Ela é válida. Estamos falando de ódio...ódio contra a cor da pele...ressentimento...ódio pela lembrança dos crimes que seus ancestrais cometeram. Isso incomoda. E eles parecem sentir prazer nisso. São multidões. Isso não é normal. É perigoso.

   Jogadores quando têm de fazer suas partidas na Argentina não raro são hostilizados e xingados de macaco. Teve casos até mesmo no Brasil em jogos no sul. Esses casos vão ficar aí nas fontes desse artigo.

   Por esse motivo, as punições devem ser exemplares e organização e patrocinadores precisam se pronunciar e tomar providências. Os órgãos que se encontram acima dessas entidades do futebol e patrocinadores têm de punir quem carimba  e assina toda essa onda de violência racista.

Sentimento

   Eu carrego no meu sangue histórias de indígenas e de escravizados negros. Eu não posso simplesmente ignorar isso. Eu sinto profunda repulsa quando vejo o que vi nesse final de semana. Isso tudo me embrulha o estômago. Vi amigos meus negros passarem por constrangimentos. Eu mesmo não ser retirado do ônibus ou ter a mochila revirada e olha que já abri e mostrei por conta própria e o policial nem quis saber. Sente quem está dentro. A gente tem de fazer um esforço para desenvolver empatia e se envolver na luta contra tudo isso. Não tem essa de lugar de fala. Todos têm de bater na mesa de dizer: basta! 

Conclusão

   Parece que nosso problema é termos ciclos. O monstros do fascismo, do racismo, da eugenia, do higienismo, do nazismo sempre estiveram aí no submundo, esperando o momento para sair dos esgotos. Estamos vendo a ascensão de algo perigoso. Já criou cicatrizes profundas nos EUA e no Brasil. A Europa vive uma onda de renascimento da extrema direita, lideranças que sequer escondem que idolatram aquele ser que nem merece ser mencionado e que se declaram supremacistas brancos, de pessoas realmente perversas e estão conseguindo suas massas. Isso precisa ser parado o quanto antes.

   Gostou do artigo?

Que tal me pagar um cafezinho?
https://livepix.gg/meurefugionerd

QR CODE

Inscreva-se no canal:
https://youtube.com/meurefugionerd

Siga na Twitch
https://www.twitch.tv/meurefugionerd

Considere apoiar o projeto:
https://apoia.se/meurefugionerd

Todos os principais links do projeto estão aqui:
https://linktr.ee/meurefugionerd

--------------------------------------------------------------------------------------------

   Algumas fontes e inspirações para esse artigo:


Argentinos cantam música racista e transfóbica a Mbappé
https://catracalivre.com.br/entretenimento/copa-do-mundo-argentinos-cantam-musica-racista-e-transfobica-a-mbappe/


 'Que venham os macacos': racismo foi até manchete de jornal na Argentina
https://www.uol.com.br/esporte/colunas/tales-torraga/2022/04/28/depois-dos-atos-contra-brasileiros-como-entender-o-racismo-na-argentina.htm

 
Grêmio é condenado por cântico racista em Gre-Nal e recebe multa
https://www.uol.com.br/esporte/futebol/ultimas-noticias/2022/04/08/gremio-e-condenado-por-cantico-racista-em-gre-nal-e-recebe-multa.htm


Racismo é denunciado por jogadoras do Grêmio em final do Gauchão Feminino
https://www.lance.com.br/futebol-nacional/racismo-e-denunciado-por-jogadoras-do-gremio-em-final-do-gauchao-feminino.html

 Torcedora é afastada do trabalho no RS após ofensas racistas a jogador
 Jovem foi flagrada chamando goleiro Aranha de "macaco" na Arena.
Ofensa ocorreu durante o jogo entre Grêmio e Santos, pela Copa do Brasil.
https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2014/08/torcedora-e-afastada-do-trabalho-no-rs-apos-ofensas-racistas-jogador.html

 

HC publica cartilha sobre expressões racistas a serem evitadas em celebração ao Dia Internacional de Combate à Discriminação Racial
Algumas expressões trazem contextos que remetem à discriminação racial e à escravidão
https://www.gov.br/ebserh/pt-br/hospitais-universitarios/regiao-nordeste/hc-ufpe/comunicacao/noticias/hc-publica-cartilha-sobre-expressoes-racistas-a-serem-evitadas-em-celebracao-ao-dia-internacional-de-combate-a-discriminacao-racial

 

 Linux aprova nova terminologia para palavras consideradas racistas
Termos como slave e blacklist devem ser substituídos
https://olhardigital.com.br/2020/07/13/noticias/linux-aprova-nova-terminologia-para-palavras-consideradas-racistas/


Real Madrid denuncia insultos racistas contra Vinícius Junior à Procuradoria-Geral da Espanha
Clube considera que os ataques sofridos pelo brasileiro neste domingo 'constituem crime de ódio' e exige investigação
https://www.terra.com.br/esportes/futebol/real-madrid-denuncia-insultos-racistas-contra-vinicius-junior-a-procuradoria-geral-da-espanha,61be0f599fea55c38b09d983ab8d7b6f8o8tg1ob.html



Mais lidas: