Postagem em destaque

MEU REFÚGIO NERD - ATUALIZAÇÃO DE LINKS DO PROJETO

Olá! Fizemos um pequeno ajuste no projeto e precisamos atualizar todos os links do projeto. Não se preocupem. Nenhum conteúdo será movido ou...

sábado, 9 de setembro de 2023

TEKKEN 7 + PROTON + GAMEMODE

Olá!

Há algum tempo eu venho aqui pensando em trazer um novo tutorial para mostrar como usar o proton para rodar jogos no Linux e

enfrentei algumas situações bizarras com as atualizações dos pacotes do Debian que fizeram com que jogos mais antigos, porém pesados não rodassem mais como antes. E lá fui eu em busca de soluções para essas zikas todas.

Tekken 7

Um jogo que consegui setar a 100% de todos os recursos e rodando a 1920x1080 a 60fps constantes foi justamente Tekken 7. Precisava de um jogo para testar a máquina que substituiu a que morreu. O gargalo dela era a placa de vídeo e coloquei uma que se mostrou muito boa rodando de cara com drivers nativos do Linux.

Zika repentina

De uns meses para cá o Debian vem apresentando um comportamento estranho após algumas atualizações. Revisitei esse jogo e tive uma surpresa ruim. Ele até fixa em 60fps, mas fica com uns travamentos bizarros. Até conseguiu travar o PC. Isso nunca tinha acontecido nesse setup atual. Povo chama esses travamentos de "stuttering".

Versões disso e daquilo

Depois de muitas tentativas consegui uma combinação perfeita de versão de proton, ajustes no gamemode e versão do driver utilizado pela minha placa, que é uma AMD. É claro que algumas coisas que eu vou mostrar aqui talvez não funcionem da mesma forma aí por causa da diferença de pacotes instalados e conjunto de hardware. Mas acho que vale pela parte didática da coisa.

Confira o vídeo em que mostro o que eu fiz para resolver esses problemas aqui:


Considerações finais

O Debian é firme feito uma rocha. Como chamavam alguns: "Linux com Pedigree". Mas não é exatamente uma distribuição otimizada para jogos. O foco é mesmo estabilidade. Também tem foco grande em segurança. Por conta disso, os pacotes envelhecem rapidamente até chegar a versão estável devido ao ciclo longo de testes. Mesmo assim, vale a pena fazer uma combinação cuidadosa de repositórios(stable, testing,etc...) para chegar a um sistema robusto e com software bem atual. Isso também ajuda no caso de jogos e plataformas de jogos, visto que costumam exigir dependências mais recentes do que vemos no stable do Debian. Vale a pena esse trabalho todo porque a gente acaba aprendendo muita coisa.

 

Mais lidas: