Postagem em destaque

MEU REFÚGIO NERD - ATUALIZAÇÃO DE LINKS DO PROJETO

Olá! Fizemos um pequeno ajuste no projeto e precisamos atualizar todos os links do projeto. Não se preocupem. Nenhum conteúdo será movido ou...

sábado, 2 de março de 2024

MÍDIAS FÍSICAS MORRENDO E COMO FAZER BACKUP DE DVD'S DE VÍDEO USANDO COMANDO CAT NO LINUX

MÍDIAS FÍSICAS MORRENDO E COMO FAZER BACKUP DE DVD'S DE VÍDEO USANDO COMANDO CAT NO LINUX

 Introdução

   Os mais antigos vão se lembrar das mídias mais antigas para guardar suas informações e até mídias, arquivos de texto, documentos com formatação e até um .mid ou um .wav. Havia disquetes, zip drives, leitor de CD-ROMs, gravador/leitor de CD-ROMs, leitor de DVD's, leitor/gravador de DVD's e assim por diante. Depois ainda conseguiram aumentar a capacidade dos próprios DVD's. 

   Acontece que essas mídias têm um limite de duração, de tempo de vida. Mesmo conservando bem, pode acontecer de ganharem riscos, começarem a apresentar manchas, podem até sofrer danos mais severos em mudanças de uma casa para outra e até serem quebradas.

   Então, se você tem um DVD original e raro é importante manter um backup do mesmo em arquivos digitais em HDDs, SSDs e até na nuvem.

   Aqui vou dar uma dica de como fazer um backup das trilhas de vídeo, legenda e áudio somente do filme. Claro que você pode fazer backup dos menus e dos extras num arquivo só. Mas  talvez não fique do jeito desejado.

Primeiros Passos

   Antes de mais nada insira seu DVD de vídeo no drive e verifique se ele pode ser aberto por algum programa de reprodução como o VLC. Depois abra o gerenciador de arquivos para examinar a pasta em que vamos trabalhar.

VLC sendo preparado para reproduzir DVD

 

Diretório VIDEO_TS do DVD de vídeo

Usando o emulador do terminal

   Precisamos entrar no diretório VIDEO_TS via linha de comando. Tente usar o menu de contexto do seu gerenciador de arquivos caso haja essa opção conforme a imagem abaixo:

Selecionar "Abrir no Terminal"

   Ou diretamente via emulador de terminal como no exemplo abaixo:

$ cd /media/user/diretorio-do-filme/VIDEO_TS

ou

$ cd /media/cdrom/diretorio-do-filme/VIDEO_TS

   Vamos listar os arquivos que vamos precisar:

$ ls |grep VTS_ | grep .VOB

   Deve aparecer algo assim:

VTS_01_0.VOB
VTS_01_1.VOB
VTS_02_0.VOB
VTS_02_1.VOB
VTS_03_0.VOB
VTS_03_1.VOB
VTS_04_0.VOB
VTS_04_1.VOB

   

Montando nossa linha de comando

Você pode organizar no bloco de notas. Também pode verificar dando play nesses arquivos para saber onde começa e onde termina e montar o comando abaixo. Digamos que o filme somente comece no VTS_02_1.VOB e termine no VTS_04_1.VOB. Então, teremos o seguinte:

$ cat VTS_02_1.VOB VTS_03_0.VOB VTS_03_1.VOB VTS_04_0.VOB VTS_04_1.VOB > /media/armazenamento/diretorio-final/nome-do-filme.VOB

   Lembrando que o procedimento acima é um exemplo e deve ser adaptado para o seu cenário aí.

   Caso queira colocar tudo, você deve colocar todos os .VOB em linha nesse comando e definindo um diretório e um nome de arquivo final. Mas vou avisando que nesse caso o arquivo vai ficar bem grande dependendo do ano de lançamento deste DVD.

   Aqui deu 5,5GB somente o filme, sem menus e extras, mas já era um DVD mais moderno de celebração de 20 anos de um filme. O geralzão deve dar por volta de 7,8GB. Nesse caso, recomendo usar a abordagem de criar a imagem .iso do seu DVD original.  

Avisos e finalizando

   Nem preciso dizer que esse procedimento é para aqueles que tem uma coleção original e não querem perder sua rica coleção que custou um bom dindin e até mesmo tem valor de colecionador para leilão...etc...e querem digitalizar esse material e não perder seus filmes favoritos. Trata-se de procedimento de backup sem modificar o conteúdo original. É um bocado demorado, mas vale a pena. Não deve ser usado para pirataria. Até porque o arquivo fica grande demais para simplesmente sair distribuindo por aí. No meu caso, com o tempo, mudaram para Blu-ray e depois streamings e até sofreu redublagem. O DVD original que tenho aqui tem dublagem original e até uma versão remasterizada para 16:9, mantendo a dublagem original.
É uma coleção maravilhosa que não quero perder de jeito nenhum.

   Caso queira uma abordagem de criação de imagem completa de disco pode usar o comando dd ou seu programa de gravação favorito e criar um arquivo .iso.

   Esse procedimento preserva todas as trilhas de áudio e de legenda.

   Espero que tenham gostado e que esse post tenha ajudado.

   Gostou?

   Inscreva-se no  meu canal:

@MeuRefugioNerd

   Paga um cafezinho para mim?
https://livepix.gg/meurefugionerd 

https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEhpAosU9eigUPy5y3CA1nnuM5iJ_jKpqbWfmlX64STM719j4H3z1MxSzcQZESICaq9UpuVGf-bg-vuyt5GYPO2e5DIw6giBO6V_jrnPU7baPhn--Zef4kt6geqS66g1ODUNNIfaYeSnKojwbT_SkcD9ZZXWe6cb90rBzP6BfRaahpsdtUlEmbPpwhGp674W

INÍCIO

Mais lidas: