Postagem em destaque

MEU REFÚGIO NERD - ATUALIZAÇÃO DE LINKS DO PROJETO

Olá! Fizemos um pequeno ajuste no projeto e precisamos atualizar todos os links do projeto. Não se preocupem. Nenhum conteúdo será movido ou...

quinta-feira, 12 de maio de 2022

A VERDADE SEMPRE MORRE

A VERDADE SEMPRE MORRE

 

A verdade sempre morre

Olá!

Há muito que não posto por aqui, mas quero deixar algumas provocações por aqui.

Faz tempo que preciso disso. Mas por um motivo ou outro não o faço.

Estamos em tempos em que brincar com a verdade e com a mentira não se faz mais pelo sofisma...por ferramentas aparentemente mais sutis. Não. Vemos tudo o que há de ruim sendo inserido na cabeça dos jovens e dos mais idosos. Talvez por um blog, talvez por um messenger qualquer da vida como WhatsApp, Telegram, DM's de Instagram, Facebook e outros. Sem o menor pudor ou cuidado. Sequer respeitam a inteligência de quem recebe esse caminhão de bobagens. OK, não são bem...bobagens...como veremos a seguir.

Por onde será que isso tudo começou?

Ora, mentir sempre foi algo que pessoas mal-intencionadas utilizavam para levar as massas. Para alcançar seus objetivos.

Eu poderia falar em educação, saúde, moradia e saneamento básico para camuflar mentiras maiores. Ninguém em sã consciência negaria a importância de cada item desse.

Então, eu poderia dizer que lutaria pela educação. Sim, muitas pessoas se aglutinariam pelo fato de que educação é importante. Outra pessoa com intenções menos nobres poderia fazer isso. Para ocultar o que realmente pretende. Poderia estender para inúmeras situações diferentes por esse método.

Onde mais a verdade morre?

É delicado, mas é necessário falar. Em toda situação de exceção em que valores básicos se deterioram a verdade é primeira a morrer.

Em quais situações isso pode acontecer?

Numa guerra. Não há santos nem heróis. Há "verdades oficiais" de cada lado. E coisas das mais horrendas acontecendo onde pessoas....seres humanos se acabam entre si. Não, a guerra não pode ser aceita. Porque nela morrem todas as leis...morre a verdade.

Numa ditadura ou regime que apenas aparenta democracia. Precisamos nos lembrar dos períodos mais obscuros tanto da história do país como mundo afora. A primeira coisa capturada é imprensa. Os meios de comunicação foram fundamentais para alavancar regimes e até a manter regimes. Por muito tempo no Brasil, por exemplo, não se podia falar. A verdade foi ocultada diversas vezes em diversas áreas. Hoje ela também falta. Também já não é tão sutil.

Sob o manto do nacionalismo e de lemas fantasiosos de prosperidade um país europeu sucumbiu e depois tragou toda a Europa. Não darei muitos detalhes, mas acho que você pescou. 

Os inimigos sempre são os outros

Através do fascismo e do atual neofascismo, que parece ter se casado com o neoliberalismo voraz, cria-se a figura do eterno inimigo invisível. Também sistematicamente acusam os outros do que eles mesmos já estão fazendo ou mesmo que pretendem fazer em algum momento adiante.

Enquanto se aponta para um lado muito se faz de forma oculta dos olhos da maioria pelo outro lado.

Existem outras situações como as frase abaixo.

"Olha...ou você tem direitos ou emprego"..."fazemos isso para o seu bem. Confia". 

Com várias mentiras conseguiram gerar uma situação de empobrecimento, precarização do trabalho, fragilização de fiscalização de trabalho análogo à escravidão, falta de perspectiva sobre aposentadoria, devastação do meio ambiente...para citar algumas coisas. O texto ficaria por demais longo.

Não é de carne. Tem corante.

Recentemente houve uma polêmica sobre o que aparece em uma propaganda de fast food e o que realmente vendem para o consumidor. É um assunto complicado porque políticos mal-intencionados têm usado isso para esvaziar o escândalo no MEC.

OK. Passemos adiante. Muito se mente sobre os alimentos também. Todo o processo até chegar às prateleiras. Uso de agrotóxicos cancerígenos banidos no resto do mundo, uso indiscriminados de transgênicos, etc...

São coisas graves. Porque mesmo que você opte por alimentos teoricamente mais saudáveis, eles podem estar perigosamente carregados de agrotóxicos cancerígenos.

Alimentos ultraprocessados são vendidos muitas vezes como alimentos nutritivos e saudáveis. Mas muitos deles sequer são em sua essência o que se apresenta na embalagem(tipo um pão que não é mais pão). Utilizam corantes que estranhamente não são proibidos como o famigerado corante caramelo IV.

Por que mesmo com conhecimento de todos a respeito do fato de ele ser cancerígeno esse corante não é proibido?

Isso não pode sair no jornal

Mesmo em tempos de democracia algumas verdades incômodas são deixadas de lado e jogadas para debaixo do tapete.

Leio constantemente nas redes sociais os próprios usuários refazendo as manchetes de jornal porque essas manchetes podem variar bastante dependendo do andar em que o alvo da manchete estiver na sociedade.

Pessoas ligadas ao poder de longa data também normalmente são poupadas das manchetes de certos jornais.

Já se chegou ao absurdo de se multar ou até determinar prisão para jornalista por expor crimes de certos indivíduos. Então, temos a situação em que quando um jornalista que não pertence aos grupos de mídia envolvidos com o status quo pode ser silenciado até mesmo com lawfare. Não querem mesmo que as verdades constrangedoras venham à tona.

Para concluir

O texto está ficando grande e estou precisando pensar em coisas mais light e deixar o caro leitor com algumas reflexões sobre o que foi abordado. Daria para ampliar ainda mais aqui. Mas em vez de um post de blog viraria um livro certamente.

Penso que apesar de a mentira ter se alastrado de maneiras assombrosas nos nossos dias atuais não devemos jamais desistir da verdade.

Não só lutar por ela...libertá-la...mas também fazer um esforço genuíno em divulgar toda e qualquer verdade de interesse público...seja ela incômoda ou não.

Eu penso que a mentira só tem validade se for para salvar uma vida em um momento extremo ou para despistar o mal de alguma forma. Como muitas vezes vemos em tempos de guerra, em que dizer a verdade pode custar uma vida ou várias.

No restante das situações a mentira é uma tremenda de uma lástima.

Espero que tenham gostado do artigo. Fiz com muito carinho.

Quem é novo e está chegando agora segue a gente:

Youtube: https://youtube.com/MeuRefugioNerd

Twitch: https://twitch.tv/meurefugionerd

Contribuir com um PIX:https://livepix.gg/meurefugionerd

Principais links do projeto:https://wlo.link/@meurefugionerd

🏠Voltar ao início.🏠

Mais lidas: