Postagem em destaque

MEU REFÚGIO NERD - ATUALIZAÇÃO DE LINKS DO PROJETO

Olá! Fizemos um pequeno ajuste no projeto e precisamos atualizar todos os links do projeto. Não se preocupem. Nenhum conteúdo será movido ou...

terça-feira, 18 de setembro de 2018

A decadência das plataformas de streaming e host de vídeos | 2018

Boa noite, pessoal.

Venho trazer algumas informações que podem ser úteis para quem está começando no ramo de criação de conteúdo, em especial de áudio e vídeo.

Os criadores de conteúdo tinham mais opções para postar seus vídeos e ganhar dinheiro com eles através de propagandas veiculadas neles.

Digo isso porque há tempinho atrás perdemos o Vidme, que fez muito sucesso lá fora e tinha gente se levantando por lá. Porém, não se mostrou sustentável e tiveram de fechar o site.

Vi um depoimento de um YouTuber gringo que fala algo interessante. Parece ser um movimento permanente. Independentemente do tamanho da plataforma. Como assim?

Ao que parece, ao se atingir um determinado patamar, sugando o que for possível do tráfego gerado por todos os produtores(incluindo os pequenos), resolvem chutar os canais pequenos.

Há pouco tempo atrás o Dailymotion soltou um comunicado confuso para os criadores de conteúdo dizendo que estavam mudando a plataforma...com melhorias, porém com eliminação de recursos. Ora, estranhamente algumas coisas importantes como live stream sumiram da dashboard. Parece que agora só canais verificados(aí você pode entender grandes empresas de mídia, canais de TV, pessoas famosas...etc...) poderão continuar a usar o recurso de transmissão ao vivo. Além disso, contas não verificadas têm limite pífio de envio de vídeos(quantidade e tamanho do arquivo). São mudanças que são um tiro no pé e também prejudicam o criador de conteúdo.

Não entraremos em muitos detalhes, mas o YouTube eliminou diversos recursos que existiam na plataforma, até de interação com inscritos. E seguiu o mesmo caminho: colocou os pequenos editores  à margem da plataforma.
Estão fora. Começaram com a exigência de 10.000(de mil) visualizações, porém antes de completar um ano já passaram para outra que praticamente acabou com os canais pequenos: mais de 4.000(quatro mil) horas de tempo de exibição e mais de 1.000(mil) inscritos nos últimos 12 meses.

Resumindo...se você não for grande...essas plataformas vão te deixar na mão...

Mas se você tem potencial pode dar chance para outras plataformas emergentes como o próprio Dailymotion, que ao menos não tem tanta burocracia para aceitar no programa de parcerias e ainda permitem receber via PayPal ou direto na conta via payoneer.

Além disso, grandes marcas, empresas menores e outros parceiros podem se interessar pelo seu projeto e você ficará menos dependente do programa de parcerias do google.

Se você tem muitas ideias originais e quer trazê-las ao mundo, tente não criar muitas expectativas em cima de plataformas que já estão apresentando saturação e que estão ficando cada vez mais parecidas com as mídias tradicionais(como TV) devido a quantidade de restrições.

É como no mundo dos investimentos...ao montar sua carteira...diversifique...não jogue todo seu ouro no mesmo pote. Você pode perder tudo...ou perder algo muito valioso: seu tempo.

Mais lidas: